Festival de literatura homenageou João Vário e Amdaou Gampaté Bá em Cabo Verde

A 4ª edição do Festival de Literatura Mundo do Sal, que decorreu em Cabo Verde de 16 a 19 deste mês, homenageou o escritor, neurocientista, cientista e professor, João Vário – falecido aos 70 anos, em 2007 – e Amdaou Gampaté Bá, escritor maliano, conhecido como “mestre da tradição oral africana”, falecido em 1991, com…
ebenhack/AP
Promovido pela Rosa de Porcelana Editora, o evento que juntou estudiosos, tradutores e mediadores de literatura, visou valorizar a ilha do Sal como importante destino cultural no Atlântico.
Life

A 4ª edição do Festival de Literatura Mundo do Sal, que decorreu em Cabo Verde de 16 a 19 deste mês, homenageou o escritor, neurocientista, cientista e professor, João Vário – falecido aos 70 anos, em 2007 – e Amdaou Gampaté Bá, escritor maliano, conhecido como “mestre da tradição oral africana”, falecido em 1991, com 90 anos de idade.

Promovido pela Rosa de Porcelana Editora, com a colaboração da Câmara Municipal da Ilha do Sol, com curadoria de José Luís Peixoto e o apoio do Ministério cabo-verdiano dos Transportes, o evento teve como principal objectivo juntar em diálogo autores, estudiosos, tradutores e mediadores da Literatura-Mundo (diversos fazeres literários contemporâneos).

Aberto pelo Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, o festival visou também valorizar a ilha do Sal como importante destino cultural no Atlântico.

Além das homenagens aos dois falecidos escritores, durante quatro dias, os participantes discutiram, reflectiram e debateram em várias mesas redondas temas como “Literatura-Mundo como Categoria Desperifelizante”, “Poetas que são Literatura-Mundo”, bem como outros ligados à tradição e oralidade cabo-verdianas, como “As potencialidades Heurísticas da Tradição Oral e da Oralidade na Construção da Teoria Social de Cabo Verde”.

Nas mesas redondas foram igualmente discutidos os temas “Cânones Literários e Tradição”, “Oratura e Literatura” e “Tradutibilidade: Encontro com Tradutores e Traduzidos”.

No certame foi ainda exibido o documentário “Viver e Escrever em Trânsito entre Angola e Portugal”, da realizadora Doris Wieser, bem como foram feitas apresentações de vários livros.

Os participantes ao evento visitaram as salinas de Pedra de Lume, considerado Património Natural, Histórico e Cultural de Cabo Verde, e tiveram outros momentos de reflexão e debate à volta de vários temas.

Mais Artigos