FGC de Angola defende adopção de tecnologias emergentes para abrir novas oportunidades de crescimento para as MPME

O presidente do conselho de administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) de Angola, Luzayadio Simba, destacou, esta segunda-feira, 15, a importância de se garantir que a literacia financeira e digital chegue a todos os empreendedores, incluindo os que actuam em zonas rurais, com vista serem mais resilientes. À margem do Global SME Finance…
ebenhack/AP
Presidente do conselho de administração do Fundo de Garantia de Crédito refere que o uso da tecnologia representa tanto oportunidades como desafios, já que muitos pequenos negócios ainda não têm capacidade financeira para realizar investimentos nesta área.
Economia

O presidente do conselho de administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) de Angola, Luzayadio Simba, destacou, esta segunda-feira, 15, a importância de se garantir que a literacia financeira e digital chegue a todos os empreendedores, incluindo os que actuam em zonas rurais, com vista serem mais resilientes.

À margem do Global SME Finance Forum 2025, que decorre em Joanesburgo, África do Sul, Luzayadio Simba salientou que a adopção de tecnologias emergentes e da inteligência artificial abre novas oportunidades de crescimento para as micro, pequenas e médias empresas (MPME), mas também coloca desafios relacionados com a capacidade de investimento e segurança cibernética.

O Global SME Finance Forum 2025 decorre de 15 a 17 de Setembro, em Joanesburgo, África do Sul, à margem da Cimeira do G20.

O PCA avançou que o uso da tecnologia representa tanto oportunidades como desafios, sobretudo porque muitos pequenos negócios ainda não têm capacidade financeira para realizar investimentos nesta área.

“Além disso, a crescente ameaça de ataques cibernéticos levanta novas preocupações quanto à segurança e à sustentabilidade das empresas”, disse.

PCA acrescentou ainda que “o FGC vê neste fórum uma oportunidade única de partilhar a sua experiência e, ao mesmo tempo, absorver boas práticas dos nossos homólogos de outras geografias. O intercâmbio de ideias e a cooperação internacional são fundamentais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para as nossas MPMEs”.

Por outro lado, o Fundo de Garantia de Crédito foi seleccionado para concorrer ao Global SME Finance Forum Awards 2025, nas categorias de Melhor Financiador e Produto Inovador, com o mais recente instrumento de apoio aos microempreendedores, a LASMC – Linha de Apoio às sociedades de microcrédito.

Trata-se de um produto que visa fortalecer as sociedades de microcrédito, permitindo que disponibilizem financiamentos ao sector produtivo em condições mais favoráveis.

Reconhecido como o principal fórum mundial dedicado às finanças para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), o encontro reúne líderes internacionais, instituições financeiras e formuladores de políticas para debater soluções inovadoras que impulsionam o empreendedorismo e o crescimento sustentável.

Mais Artigos