FGC e Banco Millennium Atlântico fecham acordo para reduzir taxas de juros para projectos liderados por mulheres de 23% para 7,5%

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco Millennium Atlântico (BMA) assinaram, nesta sexto-feira, 31 de outubro, um Memorando de Entendimento que visa a redução das taxas de juros de pelo menos 23% para até 7,5% ao ano em projectos liderados por mulheres. O acto de assinatura, que decorreu nesta Sexta-feira, em Luanda,…
ebenhack/AP
Entre os principais benefícios, o acordo prevê financiamentos de até 200 milhões de kwanzas com cobertura do FGC até 80%, condições especiais para mulheres empreendedoras.
Economia Negócios

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco Millennium Atlântico (BMA) assinaram, nesta sexto-feira, 31 de outubro, um Memorando de Entendimento que visa a redução das taxas de juros de pelo menos 23% para até 7,5% ao ano em projectos liderados por mulheres.

O acto de assinatura, que decorreu nesta Sexta-feira, em Luanda, foi presidido pelo presidente do conselho de administração do FGC, Luzayadio Simba, e pela presidente da comissão e executiva do BMA, Isabel Espírito Santo.

Na cerimónia, Luzayadio Simba considerou o momento “um marco histórico no financiamento às empresas nacionais”, sublinhando que o acordo visa fortalecer o tecido empresarial, as cooperativas e os empreendedores singulares, com alguma atenção para projectos sustentáveis.

“Este memorando representa uma viragem significativa no acesso ao crédito pelas nossas pequenas e médias empresas. Reduzimos drasticamente o custo do financiamento, e isso é um alívio concreto para o empresário angolano”, afirmou o PCA do Fundo, ao acrescentar que a medida demonstra que o sistema financeiro “está a ouvir, a adaptar-se e a priorizar quem produz, gera emprego e constrói uma Angola mais forte”.

Entre os principais benefícios, segundo uma nota, o acordo prevê financiamentos de até 200 milhões de kwanzas com cobertura do FGC até 80%, condições especiais para mulheres empreendedoras, com comissões de garantia reduzidas a 1,5%, e um mecanismo automático de garantias até 50 milhões de kwanzas, tornando o processo mais ágil e transparente.

O PCA Luzayadio Simba destacou o empenho e visão do Millennium Atlântico, representado no evento, além da PCE, Isabel Espírito Santo, pela Administradora Catarina Souza, ao elogiar o compromisso do banco com o desenvolvimento económico e social do país.

“Mais do que números e percentagens, este acordo é sobre pessoas, a pequena empresária do Huambo, o jovem do Bié com um projecto sustentável, ou a mulher do Uíge que cria oportunidades na sua comunidade”, reforçou o PCA do FGC.

O gestor referiu que a parceria entre o FGC e o BMA já garantiu 199 projectos, envolvendo um montante superior a 6,8 mil milhões de kwanzas, com destaque para projectos dos sectores da Indústria Transformadora, Pescas, Pecuária e Agricultura.

Da parte do FGC, o acordo foi igualmente rubricado pelo administrador para a Área de Negócios, Eduardo Mohamed, numa cerimónia presenciada por assessores, directores e chefes de departamento da instituição.

Já o Banco Millennium Atlântico diz que se trata de um compromisso conjunto com a inclusão financeira, o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável da economia angolana.

“Ambas as instituições assumem um papel activo na promoção da transformação social, económica e ambiental do país”, lê-se num documento da instituição.

Mais Artigos