Filme ‘Yupumá’ revela vida dos Huni Kuin

O filme "Yupumá", dirigido pela antropóloga Verónica Castro, que retrata a vida da comunidade Huni Kuin (Kaxinawá) da Amazónia, chegará aos cinemas portugueses em 18 de julho. Verónica Castro passou 18 meses na aldeia, nas margens do rio Jordão, no Estado do Acre, para a sua pesquisa de doutoramento na Universidade de Manchester, no Reino…
ebenhack/AP
O filme "Yupumá", dirigido por Verónica Castro, sobre a comunidade Huni Kuin da Amazónia, estreia em Portugal a 18 de Julho, destacando a cultura indígena e a sua relação íntima com a floresta.
Life

O filme “Yupumá”, dirigido pela antropóloga Verónica Castro, que retrata a vida da comunidade Huni Kuin (Kaxinawá) da Amazónia, chegará aos cinemas portugueses em 18 de julho. Verónica Castro passou 18 meses na aldeia, nas margens do rio Jordão, no Estado do Acre, para a sua pesquisa de doutoramento na Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Inicialmente concebido como parte de sua tese, o filme evoluiu para uma produção mais completa com o apoio da produtora portuguesa Cedro Plátano. Kawá Huni Kuin, um dos protagonistas do filme, acompanhou Verónica Castro para a Europa após ter tido uma visão de conhecer a Europa. Ele será o primeiro do seu povo a dominar o inglês, uma troca de conhecimento que beneficia a comunidade Huni Kuin.

“Yupumá”, cujo título na língua Hantxa Kuin significa realizar algo pela primeira vez, visa proporcionar um novo olhar sobre a vida na Amazónia e despertar uma reflexão sobre as comunidades indígenas, sua relação com a natureza e os desafios enfrentados, como as mudanças climáticas.

O filme, com 70 minutos de duração, promete oferecer uma imersão na cultura Huni Kuin e na sua profunda ligação com a floresta amazónica, vista como vital para a sua existência e identidade.

Mais Artigos