Fluxo comercial entre Angola e Brasil cai de 4 biliões para 1 bilião de dólares

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse, neste Sexta-feira, que o seu país já teve um fluxo comercial com Angola de 4 biliões e meio de dólares, estando agora na ordem de 1 bilião e meio de dólares. Num encontro sobre agronegócio, realizado no Palácio do Planalto, Lula da Silva referiu que isso significa que…
ebenhack/AP
Num encontro sobre agronegócio, realizado no Palácio do Planalto, Lula da Silva referiu que isso significa que os dois governos devem trabalhar mais para que haja um fluxo de comércio exterior do tamanho que se pretende.
Economia Negócios

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse, neste Sexta-feira, que o seu país já teve um fluxo comercial com Angola de 4 biliões e meio de dólares, estando agora na ordem de 1 bilião e meio de dólares.

Num encontro sobre agronegócio, realizado no Palácio do Planalto, Lula da Silva referiu que isso significa que os dois governos devem trabalhar mais para que haja um fluxo de comércio exterior do tamanho que se pretende.

“Eu tenho certeza de que voltaremos a superar em breve o nosso melhor momento no fluxo comercial. Por isso, é importante que a Petrobras volte a ter uma participação activa na prospecção, na pesquisa de combustível fóssil e também de petróleo e de gás.

Nós estamos modernizando os instrumentos de garantia de crédito às exportações”, afirmou.

Angola, segundo o Presidente, sempre foi um bom pagador e quitou a sua dívida com cinco anos de antecedência.

“Por isso, ninguém tem que ter medo de vender alguma coisa para Angola ou fazer qualquer empréstimo para Angola, porque os angolanos são cumpridores dos seus deveres. Assinamos hoje importante acordo que viabilizará a retomada das linhas de financiamento e que incidirá em novas oportunidades para as economias. Também discutimos os avanços na cooperação técnica, em especial do Programa de Regiões Irrigadas e Agricultura Familiar do Vale Cunene, que lançámos em 2023”, frisou.

Por outro lado, Luala garantiu que a Embraer está à disposição para a restauração da frota angolana de aeronave supertucano e fornecimento de aeronaves adicionais.

“Na área da segurança, na questão de aviação, eu quero dizer aqui, para o Presidente, que nós vamos fazer questão junto a Embraer e junto ao BNDES para que ele possa financiar a venda dos três aviões K-190 que vocês querem comprar”, informou.

Na verdade, de acordo com o Presidente, “esse avião é só o substituto do Hércules e é um avião a jato. Ele é bom para o Brasil e é bom para Angola. Nós vamos fazer o esforço de ajudar Angola a comprar esses aviões”.

O Presidente assegurou que a recente inauguração do Consulado-Geral em Luanda possibilitará um melhor atendimento para os 30 mil brasileiros que formam maior comunidade em África e, também, aos angolanos.

“Parabéns ao Ministério das Relações Exteriores da gente ter aberto um consulado em Luanda e ter tanto brasileiro lá. Isso demonstra que os brasileiros estão descobrindo os países africanos, porque no século XVII descobriram já. Voltaram e agora parece que estão retornando. Isso é um bom sinal. Decidimos estender o prazo de validade dos vistos de visita para nacionais angolanos de dois para cinco anos. Outra coisa bastante importante. Como é natural entre parceiros estratégicos, discutimos assuntos de importância global”, disse.

Mais Artigos