FMI e as autoridades moçambicanas acordam em terminar actual plano de ajuda

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e as autoridades moçambicanas aceitaram terminar com as consultas no âmbito do actual plano de ajuda. Segundo o comunicado anunciado pelo FMI, vão iniciar negociações para desenhar um novo plano de ajuda para melhor alinhar o apoio do FMI com a visão e prioridades do novo Governo. “As autoridades moçambicanas…
ebenhack/AP
“As autoridades moçambicanas pediram o início de discussões para um novo programa do FMI. As discussões com as equipas do FMI vão começar em breve”, diz o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e as autoridades moçambicanas aceitaram terminar com as consultas no âmbito do actual plano de ajuda.

Segundo o comunicado anunciado pelo FMI, vão iniciar negociações para desenhar um novo plano de ajuda para melhor alinhar o apoio do FMI com a visão e prioridades do novo Governo.

“As autoridades moçambicanas pediram o início de discussões para um novo programa do FMI. As discussões com as equipas do FMI vão começar em breve”, lê-se no documento.

No mesmo texto, diz a Lusa, a organização internacional sediada em Washington refere que “as autoridades moçambicanas e as equipas do FMI chegaram a um entendimento para não prosseguir com as revisões subsequentes no âmbito do mecanismo apoiado pelo ECF [Facilidade de Crédito Alargado]”.

Entre 19 de Fevereiro e 04 de Março, o FMI esteve em Moçambique “para discutir a implementação de medidas políticas no âmbito do mecanismo ECF”, tendo prosseguido com reuniões por via remota.

O FMI defendeu no início de Março que Moçambique necessita de uma “consolidação orçamental” em 2025 para garantir a sustentabilidade das contas públicas, face à derrapagem orçamental significativa verificada no ano anterior.

Mais Artigos