Fórum lusófono debate IA e inclusão digital em Cabo Verde

A inteligência artificial em português e a inclusão digital, sustentabilidade e tecnologias emergentes são temas em debate, esta Quarta e Quinta-feira, no 2.º Fórum Lusófono de Governação da Internet (FLGI), em Cabo Verde, anunciou a organização. O evento vai reunir representantes de governos, empresas e diversas organizações dos países de língua portuguesa, na sequência do…
ebenhack/AP
2.º Fórum Lusófono de Governação da Internet (FLGI) decorre em Cabo Verde, reunindo representantes de governos, empresas e diversas organizações dos países de língua portuguesa.
Economia

A inteligência artificial em português e a inclusão digital, sustentabilidade e tecnologias emergentes são temas em debate, esta Quarta e Quinta-feira, no 2.º Fórum Lusófono de Governação da Internet (FLGI), em Cabo Verde, anunciou a organização.

O evento vai reunir representantes de governos, empresas e diversas organizações dos países de língua portuguesa, na sequência do primeiro encontro, realizado há um ano, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil.

O programa arranca hoje, na Cidade Velha, ilha de Santiago, com um debate sobre como aumentar a representatividade da língua portuguesa nos modelos de aprendizagem automática que alimentam a inteligência artificial e a importância da revisão, considerando o multilinguismo dos países lusófonos.

Na quinta-feira, na capital, Praia, estarão em foco os desafios dos países lusófonos para reduzir a infoexclusão, bem como as estratégias e iniciativas adotadas para integrar áreas rurais e comunidades menos favorecidas.

De acordo com a União Internacional das Telecomunicações, citada pela Lusa, a introdução de novas tecnologias pode agravar a exclusão, algo que “já está a acontecer com o 5G”. 

Mais Artigos