Francisco: o primeiro Papa a ser sepultado fora do Vaticano 

O funeral do Papa Francisco decorre este Sábado, 26, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, o que fará dele o primeiro Papa a ser sepultado fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903. O corpo do pontífice de 88 anos, que morreu na Segunda-feira, 21, em seus aposentos na casa de hóspedes…
ebenhack/AP
Quase 130 mil pessoas de todo o mundo se despediram do pontífice, informou a Santa Sé. Cardeais católicos do mundo assumiram temporariamente o controle da Igreja Católica Romana, com 1,4 bilhão de membros.
Life Uncategorized

O funeral do Papa Francisco decorre este Sábado, 26, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, o que fará dele o primeiro Papa a ser sepultado fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

O corpo do pontífice de 88 anos, que morreu na Segunda-feira, 21, em seus aposentos na casa de hóspedes Santa Marta, no Vaticano, após sofrer um AVC, foi levado à Basílica de São Pedro em uma procissão solene na Quarta-feira.

Desde então, quase 130 mil pessoas de todo o mundo se despediram do pontífice, informou a Santa Sé. Entretanto, na manhã desta Sexta-feira, após a reabertura da basílica, as filas se estendiam até a metade da avenida principal que vai de Roma ao Vaticano.

As pessoas se aglomeravam lentamente, algumas esperando horas, para ter alguns minutos lá dentro e prestar suas homenagens a Francisco.

Autoridades do Vaticano encerraram o velório, antes do rito formal de selagem do caixão do Papa.

“O que me surpreendeu foi a determinação dele em servir a Igreja e amar seu povo com toda a sua energia, até o fim”, declarou o cardeal italiano Giovanni Battista Re, líder cerimonial do Colégio Cardinalício e funcionário aposentado do Vaticano, ao jornal italiano La Repubblica, em entrevista publicada nesta Sexta-feira.

Enquanto isso, os cardeais católicos do mundo assumiram temporariamente o controle da Igreja Católica Romana, com 1,4 bilhão de membros.

Os cardeais presentes em Roma se reúnem quase diariamente, principalmente para discutir questões logísticas, no que é chamado de “congregação geral”.

Cerca de 113 dos 252 cardeais do mundo estavam presentes na reunião de Quinta-feira, comunicou a Santa Sé, com dezenas de outros previstos para chegar a Roma para o encontro de Sexta-feira.4

Nas cerimónias fúnebres, que contam com uma enorme operação de segurança, estarão representantes de 146 países e 10 organizações internacionais, sendo esperados cerca de 200 mil fiéis de todo o mundo, de acordo com as estimativas do Ministério do Interior de Itália.

Esta noite, no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro, conforme anunciado, foi realizado o rito de fechamento do caixão do Romano Pontífice.
Durante o rito, presidido pelo Cardeal Camerlengo, o mestre das Celebrações Litúrgicas fez a leitura do “Rogito” (Escritura), que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.
Além das pessoas indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns parentes do Papa também participaram do rito. A celebração, conduzida de acordo com as prescrições do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, terminou às 21h00.
Durante a noite, o Cabido de São Pedro assegurou uma presença de oração e vigília junto ao corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa de amanhã de manhã.

Mais Artigos