Fonte da Fundação Piedoso confirmou à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA ter adquirido 100% das acções da Universidade Independente de Angola (UNIA) a António Burity da Silva, proprietário único da instituição de ensino superior, a 10 milhões de euros, contrariando assim informações postas a circular que davam conta que o negócio foi fechado por 20 milhões de euros.
A reinauguração da instituição do ensino superior aconteceu na Sexta-feira passada, 08 de Dezembro, em Luanda, e contou com a presença do ex-Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que presidiu duas aulas magnas, nomeadamente a “universidade e sociedade: um olhar particular sobre Cabo Verde”, assim como a assinatura de acordos de cooperação e parceria entre a Fundação Piedoso e a Universidade Zumbi dos Palmares no Brasil.
Na ocasião, o presidente e fundador da Fundação Piedoso, Elias Chimuco, garantiu que a sua instituição vai procurar gizar em 2024 a 2025 a oferta de bolsas de Estudos aos cidadãos de famílias vulneráveis que se encontram em zonas recônditas do país e que já tenham concluído o ensino medio.
“Vamos dar igualmente algumas cotas significativas aos estudantes que não têm conseguido ter acesso ao ensino superior por falta de condições financeiras, certamente, estes serão elevados no futuro a médio e a longo prazo na condição de quadros docentes da Instituição”, garantiu.
Em Angola, considerou Elias Chimuco, o papel das Universidades privadas têm vindo assumir a sua missão cada vez mais relevante no desenvolvimento em geral, através da ciência, da inovação e da tecnologia.
“Outrossim, pretendemos ter uma Universidade aberta ao mundo e à inovação, responsável e inclusiva, com a participação de toda comunidade académica e o envolvimento da sociedade em geral”, referiu o presidente da Fundação Piedoso.
De recordar que o até então proprietário único da Universidade Independente de Angola, António Burity da Silva, havia anunciado, em 2020, que a instituição de ensino superior estava à venda.
“Como proprietário único da UNIA, decido o futuro do meu projecto de vida e decidi colocar à venda este património, pois com a idade que tenho não me sinto em condições de viver os sobressaltos actuais que os empresários angolanos têm sido obrigados a viver diariamente”, disse António Burity da Silva.
A Universidade Independente de Angola é uma Instituição de Ensino Superior, criada em 2006 e tem a certificação da homologação de 23 cursos de licenciatura e nove cursos de mestrado.