O preço do gasóleo sobe 65 kwanzas e chega aos 200 por litro, a partir da meia-noite do dia de hoje, 23 de Abril, como indica o comunicado do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP) a que a FORBES ÁFRICA LUSOFONA teve acesso.
Assim, depois de toda expectativa gerada em torno do aumento dos preços dos combustíveis, – que levou a que a ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, ainda em Washington, viesse a dizer a imprensa que “o aumento era incontornável, como chegou a noticiar a FORBES, – o Governo avançou para o aumento apenas do preço do gasóleo.
Dos táxis, vulgarmente candongueiros às indústrias nacionais, certamente que o assunto não será outro, “já que este combustível em específico é o mais usado para fazer acontecer toda a pouca produção nacional”, como disseram à FORBES vários intervenientes.
“Gasóleo é a vida do país. Mexe tudo, do pão à cisterna que abastece água. Há risco de tudo isto subir. Aliás, foi por isso que no primeiro aumento, o Executivo optou por aumentar mais a gasolina”, disse a FORBES o economista Faustino Marcolino.
Recorde que aumento que agora se materializa nos termos do número 2 do Decreto Executivo Conjunto nº 81/23, de 1 de Junho. Sendo que o Executivo iniciou no ano de 2023 o processo de retirada gradual da subvenção ao preço dos combustíveis.