A Gemcorp Angola quer transformar a província de Cabinda num centro de excelência para a qualificação profissional, articulando-se com o arranque da Refinaria de Cabinda, considerado investimento estratégico que marca uma nova etapa para o desenvolvimento da província, quer ao nível industrial quer social.
Para tal, o Governo Provincial de Cabinda e a Gemcorp Angola assinaram nesta Segunda-feira, em Cabinda, um Acordo de Parceria, para assegurar a valorização da formação técnico-profissional e o reforço do capital humano da província, no quadro de um compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentado de Angola.
Nos termos desta parceria, o Centro de Formação do Caio, sob tutela do Governo Provincial de Cabinda, vai ser integrado no Programa de Desenvolvimento Profissional promovido pela Gemcorp Angola e pelo grupo Sonangol.
Este programa, segundo uma nota, prevê a formação de mais de 5 mil jovens e adultos angolanos por ano em áreas técnicas prioritárias, com uma abordagem prática e orientada para as exigências reais do mercado de trabalho.
“Esta parceria contempla ainda a reabilitação integral do Centro de Formação do Caio, designadamente a modernização das infra-estruturas, instalação de equipamentos actualizados e revisão dos conteúdos pedagógicos, alinhados com elevados padrões de qualidade e eficácia”, lê-se na nota.
Como parte do compromisso de cooperação alargada, a Germcorp garante que vai ser também efectuada a reabilitação do auditório da Escola Liceu de Cabinda, criando-se, assim, um espaço multifuncional vocacionado para actividades educativas, formativas e eventos ligados ao projecto.
Após a assinatura do acordo, a governadora de Cabinda, Susana de Abreu disse, disse que “ao colocarmos a formação profissional no centro da política pública, estamos a investir nas pessoas, a preparar a juventude para os desafios do futuro e a criar bases sólidas para o progresso e a inclusão. Esta parceria representa um passo decisivo nesse sentido.”
Já o administrador da Gemcorp Angola, Arsénio Chicolomuenho, sublinhou que esta parceria reflecte o compromisso da empresa com o futuro de Angola.
“Acreditamos que a formação profissional é uma das alavancas mais eficazes para o desenvolvimento económico e social, e estamos empenhados em dotar os jovens de Cabinda com os instrumentos necessários para liderarem essa transformação”, referiu.