O Governo angolano autorizou recentemente um investimento de 14,7 mil milhões de kwanzas para recuperação e operacionalização do Projecto de Reabilitação do Ordenamento Pecuário Humbe-Quiteve, no município do Humbe, província do Cunene.
Segundo o Despacho Presidencial n.º 191/25 de 4 de Agosto, que autoriza a despesa e formalização da abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, pelo critério material, a medida visa aproveitar o potencial das infra-estruturas já existentes, cuja recuperação e operacionalização se afiguram necessárias e urgentes, para geração de empregos, aumento da produção agro-pecuária e florestal e dos rendimentos dos pequenos, médios e grandes produtores.
No entanto, o comunicado do Governo assegura que o programa Pecuário Humbe-Quiteve perante as potencialidades da província do Cunene vai gerar empregos directos e indirectos para os jovens formados na área e afins na zona centro-sul do país e arredores.
O Despacho, acrescenta o documento, autoriza, igualmente, a inscrição do projecto no OGE/PIP 2025, em substituição do Projecto de Reabilitação do Perímetro Irrigado do Waku Kungo (Mutumbo).