Governo cabo-verdiano apresenta Estratégia Nacional para o 5G

O Governo cabo-verdiano vai apresenta esta Quarta-feira, 10, na cidade da Praia, a Proposta de Estratégia Nacional para o 5G, com objectivo de consolidar o arquipélago como plataforma digital de interconexão no Atlântico e acelerar a transformação económica do país através da tecnologia de quinta geração. Segundo uma nota do Governo, a estratégia nacional para…
ebenhack/AP
A estratégia nacional para o 5G representa um marco decisivo para a consolidação de Cabo Verde como referência em conectividade digital no espaço atlântico, a fim de reforçar a atratividade do país para investimento estrangeiro, inovação tecnológica e competitividade global, segundo o Governo.
Economia Tecnologia

O Governo cabo-verdiano vai apresenta esta Quarta-feira, 10, na cidade da Praia, a Proposta de Estratégia Nacional para o 5G, com objectivo de consolidar o arquipélago como plataforma digital de interconexão no Atlântico e acelerar a transformação económica do país através da tecnologia de quinta geração.

Segundo uma nota do Governo, a estratégia nacional para o 5G representa um marco decisivo para a consolidação de Cabo Verde como referência em conectividade digital no espaço atlântico, a fim de reforçar a atratividade do país para investimento estrangeiro, inovação tecnológica e competitividade global.

A iniciativa visa igualmente identificar projectos estratégicos que reforcem a competitividade cabo-verdiana e posicionem o país como referência regional em telecomunicações, integrando simultaneamente critérios de sustentabilidade e resiliência climática na expansão das infraestruturas digitais.

Entre os principais objectivos do encontro destacam-se a criação de uma visão nacional partilhada sobre a adoção e implementação do 5G, a consolidação de compromissos concretos entre Governo, reguladores e operadores para acelerar a conectividade nacional.

O encontro financiado pelo Banco Mundial, reúne decisores políticos, reguladores, operadores de telecomunicações, empresas tecnológicas, doadores internacionais e instituições ambientais para debater a implementação desta tecnologia.

Durante o evento, será apresentada oficialmente a proposta estratégica elaborada com o apoio de peritos internacionais, acompanhada de uma análise detalhada do estado atual do setor das telecomunicações cabo-verdiano.

Mais Artigos