O Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes, assinou esta segunda-feira, 06, na cidade do Mindelo, o contrato de concessão com a empresa Monte Cara Casino, para a exploração de jogos de fortuna ou azar na Zona de Jogo de São Vicente.
“O contrato tem uma vigência de 25 anos, podendo ser prorrogado, e representa um investimento superior a cinco milhões de euros, englobando a construção do edifício, aquisição de equipamentos de jogo e implementação de sistemas tecnológicos de segurança e controlo”, lê-se numa nota do Governo a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
Segundo o documento, a concessão prevê ainda a criação de 102 empregos directos, 94% destinados a cabo-verdianos e até 300 empregos indirectos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico e social da ilha.
A empresa concessionária, explica o comunicado, pagará ao Estado um prémio de 634 mil euros, dos quais 453 mil euros já foram pagos, sendo o restante entregue faseadamente. “Além disso, 6% da receita bruta anual será aplicada em projectos de interesse público, beneficiando a Câmara Municipal de São Vicente e associações comunitárias locais”, ressalta.
O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, citado na nota, destacou que “o turismo constitui, para Cabo Verde, um activo estratégico incontornável, ancorado em factores diferenciadores como o clima, o mar, as montanhas, a cultura e a identidade nacional”.
“Com o crescimento e diversificação do turismo, o país passa a integrar o produto jogo como parte da sua oferta turística, acrescentando valor ao destino Cabo Verde e estimulando novos investimentos”, sublinhou Nogueira.





