O ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz assegurou que os alunos do ensino secundário terão uma formação integral que prepare os estudantes para os desafios do futuro para garantir um “Perfil de Saída dos alunos no final do Ensino Secundário”.
Segundo Amadeu Cruz, este perfil pretende ir além do conhecimento técnico, focando no desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.
“Este perfil visa assegurar uma formação integral, preparando os estudantes para os desafios académicos, profissionais e sociais que enfrentarão no futuro. Além disso, reforça a importância da aprendizagem ao longo da vida, da adaptação às mudanças tecnológicas e da valorização da diversidade cultural”, avançou o ministro da Educação.
Entre os pontos-chave, garantiu o governante cabo-verdiano, numa mensagem que consta desse documento estratégico, destacam-se o pensamento crítico, a autonomia e a capacidade de resolução de problemas. A iniciativa busca também fortalecer as competências socio emocionais, preparando os jovens para uma transição eficaz para o ensino superior ou para o mercado de trabalho.
A divulgação deste documento que define o novo perfil de saída do ensino secundário, de acordo com uma publicação na página oficial do facebook do Governo de Cabo Verde, vem na sequência da Reforma Curricular, cuja implementação, conforme este responsável, requer o envolvimento de toda a comunidade educativa, desde professores e gestores escolares até pais e encarregados de educação, para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante.
O Perfil de Saída dos Alunos no Final do Ensino Secundário, refere a publicação, é, por conseguinte, o instrumento orientador dos documentos curriculares e da ação educativa e é o referencial da avaliação externa.
O seu conhecimento e a sua apropriação, pelos intervenientes do sistema educativo, de princípios, valores e áreas de competências, acrescentou o Governo, são fundamentais para a qualidade do ensino e da aprendizagem, o que implica adopção, de forma contínua e contextualizada, de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da acção educativa às finalidades do perfil de saída dos alunos, e para o cumprimento da visão assumida por Cabo Verde sobre a Educação e o cidadão cabo-verdiano.
O documento que define o “Perfil dos Alunos à Saída do Ensino Secundário”, explica a publicação, consta do Despacho n.º 106/GME/2025, publicado no Boletim Oficial n.º 143, II Série de 01-08-2025.