O Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Mar e do Fundo Autónomo de Pescas, assinalou um memorando de entendimento esta Terça-feira, 27, com a Câmara Municipal do Porto Novo para construção da casa dos pescadores.
Esta iniciativa reafirma o empenho do Governo e do Ministério do Mar, em particular, em promover políticas públicas integradas, assentes na parceria e na proximidade com as comunidades, reforçando o papel das pescas como eixo estratégico do crescimento económico e social do concelho e da ilha de Santo Antão.
Segundo um comunicado divulgado no portal oficial do Governo, consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o Ministério do Mar vai comparticipar a construção da casa dos pescadores da cidade do Porto Novo, numa parceria estratégica com a Câmara Municipal do Porto Novo, visando a valorização do sector das pescas e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais do mar.
O projecto representa um investimento global estimado em cerca de 71 mil euros, dos quais 80% serão assegurados pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Pescas, cabendo à Câmara Municipal do Porto Novo a comparticipação dos restantes 20%, num claro exemplo de cooperação institucional em prol do desenvolvimento local.
A futura casa dos pescadores da cidade do Porto Novo irá constituir um espaço de apoio multifuncional ao sector, contribuindo para a organização da actividade pesqueira, a capacitação dos pescadores e a promoção de melhores condições de segurança, higiene e valorização profissional.





