O Governo de Cabo Verde lançou nesta Quarta-feira um programa de financiamento, denominado “Linha Stimula Empreenda”, para o fomento ao empreendedorismo e o desenvolvimento económico.
Segundo o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, este programa oferece um conjunto abrangente de apoios que incluem assistência técnica, formação, financiamento e um regime fiscal favorável.
“Stimula é mais do que um nome, é um compromisso com o fomento ao empreendedorismo, especialmente entre jovens e mulheres”, disse Ulisses Correia e Silva, num comunicado publicado na sua conta da rede social Facebook.
Recentemente, recordou, “introduzimos também a iniciativa do Banco Digital, para facilitar ainda mais o acesso ao crédito através de um sistema bancário ágil e adaptado às necessidades modernas”.
O primeiro-ministro sublinhou ainda que este esforço está já a materializar-se com o apoio do Banco Jovem e Mulher, oferecendo créditos em condições vantajosas que podem ser solicitados facilmente de qualquer ponto do país, através de um telemóvel.
O “Stimula Empreenda +” está inserido dentro do Programa Integrado de Promoção de Empreendedorismo Jovem, numa parceria entre a ´Pró-Empresa, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Direcção-Geral de Emprego.