O Governo de Cabo Verde anunciou nesta Quinta-feira, 04, que vai lançar no próximo dia 10 de Janeiro de 2024, a Operação Pública de Venda (OPV) de 27,44% da participação social detida na Caixa Económica de Cabo Verde (Caixa), na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), com o objectivo deixar de ser um agente activo para se tornar um agente regulador.
Num comunicado consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o Governo explica que o período de venda das acções será entre as 08h30 do dia 11 de Janeiro de 2024 e as 15h00 do dia 23 de Fevereiro de 2024.
“O preço de venda das acções é de 4 080 escudos/acção (37 euros/acção) e poderão ser subscritas através da plataforma Blu-X ou dos bancos intermediários, nomeadamente, o Banco Angolano de Investimento (BAI) Cabo Verde, Banco Comercial do Atlântico (BCA), Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), Banco Interatlântico (BI), a Caixa Económica de Cabo Verde (CAIXA) e o International Investment Bank( IIB)”, detalha o documento.
O processo de alienação parcial das acções da CAIXA, segundo o Governo, “foi planeado de forma a assegurar a transparência, em linha com as regras do mercado de valores mobiliários, aplicação das melhores práticas internacionais, boa governança e garantia da participação do sector privado e da sociedade civil”.
Por outro lado, “visa promover o desenvolvimento económico, a competitividade, o emprego e o crescimento, o fortalecimento do ambiente de negócios em Cabo Verde, garantindo, sempre, a salvaguarda dos interesses nacionais e a maximização dos benefícios sociais e económicos”, através do seu mercado de capitais.
“O país está dotado de um mercado de capitais de confiança, em crescimento e acessível, uma alternativa de financiamento do desenvolvimento. É também um mecanismo de atração e captação de investimento estrangeiro, alavancando a visibilidade e posicionamento do país a nível internacional”, refere a nota.
A Caixa é uma das maiores instituições do sector bancário cabo-verdiano, com um activo de 31 773 milhares de Euros, fundos próprios a atingirem 67 006 milhares de euros e um rácio de solvabilidade nos 24,30%, a 30 de setembro de 2023, apresentando grande solidez económico-financeira.