A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e o Governo de Timor-Leste assinaram, 06, em Díli, um acordo de cooperação para reforçar a segurança alimentar, a nutrição e a sustentabilidade agrícola.
O memorando prevê uma colaboração estreita com o Ministério da Agricultura, visando melhorar a produção alimentar e responder às necessidades nutricionais da população.
A iniciativa pretende ainda dar apoio técnico directo ao sector, do fortalecimento institucional e da capacitação de recursos humanos.
O acordo, segundo a Lusa, foi celebrado para responder aos elevados níveis de subnutrição no país e no contexto dos esforços do Governo para acelerar a transformação socioeconómica.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito Freitas, sublinhou que a parceria é “extremamente importante” para o país, destacando o papel da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no apoio às necessidades económicas ligadas à alimentação e à nutrição.
Recordou ainda que a segurança alimentar tem sido uma prioridade recorrente nas iniciativas diplomáticas do Presidente timorense, José Ramos-Horta.





