O Governo de Timor-Leste felicitou o Presidente eleito, António José Seguro, pela sua eleição como Presidente da República Portuguesa, endereçando os melhores votos para um mandato pleno de êxito ao serviço da nação.
O resultado expressivo do processo eleitoral reflete a confiança abrangente depositada na sua liderança pelo povo português, que compareceu às urnas para exercer o seu direito democrático apesar dos desafios dos últimos dias.
Timor-Leste e Portugal, segundo comunicado do Governo timorense, partilham uma amizade histórica assente na língua, no património e nos laços duradouros entre os povos. “Esta relação, forjada ao longo da história e consolidada através da cooperação, continua a ser hoje uma fonte de vitalidade para a nossa parceria”, indica o documento.
Num contexto de transição e incerteza a nível global, Timor-Leste reconhece o importante papel de Portugal nos esforços internacionais em prol do multilateralismo, da igualdade e dos valores humanitários.
Neste contexto, ressalta o comunicado, Timor-Leste manifesta a sua disponibilidade para trabalhar com o Presidente eleito António José Seguro no aprofundamento das relações bilaterais e na promoção da cooperação internacional, da solidariedade e da dignidade humana.
“Tal inclui o nosso compromisso comum com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que continua a constituir um pilar central da cooperação entre as nações lusófonas”, lê-se no documento.
O Governo de Timor-Leste manifesta ainda a sua expectativa de continuar a trabalhar em estreita colaboração com Portugal durante o mandato do Presidente eleito António José Seguro, num espírito de amizade, respeito e partilha de desígnios.





