Governo espanhol reafirma compromisso de incluir Angola na estratégia “Horizonte África”

O Governo espanhol reafirmou nesta Quarta-feira o compromisso de incluir Angola na sua estratégia “Horizonte África”, ao oferecer instrumentos financeiros como linhas de crédito FIEM (30 milhões de euros) e cobertura da Agência Espanhola de Crédito à Exportação (ECA), para apoiar projectos de empresas espanholas no país africano. Trata-se de uma estratégia do Ministério da…
ebenhack/AP
O interesse foi manifestado durante um fórum, onde o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro de Angola, Ottoniel dos Santos, apresentou o panorama económico de daquele país lusófono.
Economia

O Governo espanhol reafirmou nesta Quarta-feira o compromisso de incluir Angola na sua estratégia “Horizonte África”, ao oferecer instrumentos financeiros como linhas de crédito FIEM (30 milhões de euros) e cobertura da Agência Espanhola de Crédito à Exportação (ECA), para apoiar projectos de empresas espanholas no país africano.

Trata-se de uma estratégia do Ministério da Indústria e Turismo de Espanha que visa a internacionalização das empresas espanholas no mercado africano e fortalecer a presença espanhola no continente.

O interesse foi manifestado durante um fórum, onde o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro de Angola, Ottoniel dos Santos, apresentou o panorama económico de daquele país lusófono.

O encontro, de acordo com uma nota do Ministério das Finanças, serviu para fortalecer as relações comerciais entre Espanha e Angola.

Na ocasião, Ottoniel dos Santos destacou as reformas em andamento e as oportunidades de investimento.

“Actualmente, o investimento espanhol em Angola é de 330 milhões de euros, com exportações de apenas 50 milhões de euros, indicando um grande potencial de crescimento”, disse.

“As discussões destacaram o potencial de crescimento económico de Angola, com uma projecção de 4,14% em 2025, e com foco na diversificação económica, para além do petróleo, nas privatizações em andamento e a importância em adequar os projectos de financiamento para ampliar a participação de empresas espanholas”, lê-se na publicação.

Mais Artigos