O ministro dos Transportes e Logistica de Moçambique, João Jorge Matlombe, suspendeu os quatro processos de contratos dos serviços de consultoria, adjudicados pela Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT), avaliados em cerca de 4,1 milhões de euros.
Segundo comunicado oficial do Governo, os quatro concursos em causa diziam respeito aos serviços de Consultoria para Desenvolver e Implementar o Programa de Jovens Profissionais para o sector de Mobilidade em Maputo, ganho pela JV UNeed.IT S.r.l. & A.R.S. Progretti S.P.A. e Panteia B.V. e ARSAPro, no valor de 1.321.694,80 euros.
“De Prestação de Assistência Técnica à Implementação do Projecto adjudicado a JV Project Planning & Management Ltd & Urban Mass Transit Company Ltd no custo de 2.137.404 de euros; para a Elaboração do Plano Director para a Mobilidade Activa na Área Metropolitana do Grande Maputo atribuído a SYSTRA – Société à Directoire et Conseil de Surveillance, cujo valor é de 383.143,00 euros; e para Desenvolvimento da Estratégia de Comunicação para o Engajamento do Cidadão ganho pela Emest & Young – Sociedade de Contabilistas e Auditores Certificados, S.A., orçado em 125 mil euros”, lê-se no documento.
O comunicado refere ainda que é da competência do governante que superintende a área dos Transportes, aprovar as estratégias de financiamento dos projectos dos transportes públicos e afins e aprovar os actos que carecem de autorização prévia da tutela sectorial.
Entretanto, ressalta a nota, em relação aos concursos em referência, os termos do seu financiamento não foram submetidos à aprovação da tutela sectorial.





