Governo português salienta necessidade de reforçar cooperação na área da energia entre CPLP

A ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, salientou a necessidade de reforço da cooperação na área da energia entre os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa CPLP. A governante falava no final da III Reunião de ministros da Energia da CPLP, que decorreu nesta Segunda-feira, 26, em Lisboa.…
ebenhack/AP
Maria da Graça Carvalho, salientou que a reunião com os seus homólogos da CPLP serviu para frisar que é essencial “reforçar a cooperação na área da energia”.
Economia

A ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, salientou a necessidade de reforço da cooperação na área da energia entre os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa CPLP.

A governante falava no final da III Reunião de ministros da Energia da CPLP, que decorreu nesta Segunda-feira, 26, em Lisboa.

Maria da Graça Carvalho, salientou que a reunião com os seus homólogos da CPLP serviu para frisar que é essencial “reforçar a cooperação na área da energia”, acrescentando que esta “não era, tradicionalmente, uma das áreas de cooperação dentro da comunidade”.

A ministra portuguesa relaciona o tema da energia com o clima, “a cooperação tem a ver com melhores práticas e a ajuda entre os vários países, de modo que haja uma descarbonização baseada nas boas soluções e uma transição justa”, sendo que “há países que estão mais avançados do que outros nessa transição”.

A governante disse ainda que, mesmo países como Angola, Moçambique e Timor-Leste, que têm hidrocarbonetos, estão dispostos a seguir um caminho de energia limpa.

“Todos eles os países da CPLP têm como objectivo a descarbonização, ter mais energias renováveis, ter uma maior descentralização da energia, ter a electrificação a cobrir todo o seu território. Mesmo aqueles que têm potencial e exploram recursos fósseis referindo-se a Angola e Moçambique, todos eles estiveram alinhados na descarbonização”, apontou.

Durante a reunião, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, citado pela L usa, referiu precisamente que este sector deve ser, “cada vez mais, um dos pilares da cooperação” dentro da comunidade.

 

Mais Artigos