A Griner Engenharia anunciou a conclusão da emissão de subscrição particular do seu novo empréstimo obrigacionista 2025–2028, no montante global de 20 mil milhões de kwanzas (21,6 milhões de dólares), segundo comunicado oficial a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso. A operação foi integralmente subscrita e já comunicada à Comissão do Mercado de Capitais (CMC), respeitando os requisitos regulamentares em vigor.
Estruturada no âmbito do regime de Oferta Particular, conforme o Código dos Valores Mobiliários e o Regulamento n.º 5/16 da CMC, a emissão prevê igualmente a sua submissão ao Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV), onde poderá reforçar a liquidez e visibilidade dos instrumentos de dívida empresarial no país.
A transacção contou com a ÁUREA – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários, que actuou como Agente de Intermediação, sublinhando a crescente articulação entre empresas do sector produtivo e o mercado de capitais, num contexto de diversificação das fontes de financiamento da economia.
De acordo com a nota, esta emissão “reafirma o compromisso da Griner em diversificar as suas fontes de financiamento através de instrumentos do mercado de capitais, consolidando o posicionamento da empresa como referência no sector não financeiro com acesso a soluções modernas, sustentáveis e alinhadas com elevados padrões de transparência”.
Com presença crescente em projectos estruturantes de engenharia, a Griner reforça a sua estratégia de mobilizar capital privado para sustentar o desenvolvimento económico e social do país, apoiada em práticas de governação que privilegiam a responsabilidade, a credibilidade e a confiança dos investidores.




