O Grupo OPaia investiu cerca de 150 milhões de dólares na primeira fábrica de montagem de automóveis “OPaia Motors” em Angola, informou esta Terça-feira, 20, em Luanda, o CEO da sociedade gestora José Moreira.
O responsável da fábrica de automóveis falava à imprensa à margem da inauguração do Complexo Industrial de Montagem de Veículos Automóveis, na Zona Económica Especial (ZEE), província de Icolo e Bengo, Moreira explicou que a Opaia Motors tem capacidade para montagem de 1 500 autocarros e 22 mil viaturas ligeiras por ano, entre eléctricos e híbridos.
A unidade industrial está instalada na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, e pertence ao grupo privado angolano, e foi inaugurada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Numa primeira fase, a unidade empregou 1.500 jovens angolanos e constitui o início de um novo capítulo para a indústria automóvel e para a economia angolana.
De acordo com José Moreira, o processo de montagem dos veículos está dividido em várias estações. No caso das pick-ups, tem nove estações, em cada uma delas está perfeitamente identificada, onde cada técnico tem a sua tarefa definida.
“Passando da estação 1, nas linhas das pick-ups, onde é feita a montagem da parte frontal, passa para a estação dois onde é feita a montagem da caixa de carga, assim sucessivamente até o ponto final, que será a inspecção final do veículo”, disse.
Para conclusão de montagem de um veículo, o CEO da fábrica disse que tem a duração de três horas no máximo.

O projecto, segundo disse, está alinhado com as orientações estratégicas do Executivo no fomento de desenvolvimento de novas Indústrias na Zona Económica Especial.
A fábrica de montagem de veículos “simboliza o compromisso do Estado angolano com a industrialização e a inovação”, afirmou o empresário, garantindo igualmente que o projecto possui linhas de produção avançadas com práticas industriais responsáveis e ambientalmente sustentáveis.





