Guineenses voltam a sentir no bolso novo aumento do preço do combustível

Um despacho Conjunto dos Ministérios dos recursos Naturais e Energia e das Finanças estabelece uma nova subida ao preço da gasolina e do gasóleo. Na base do aumento, segundo justifica o referido despacho, estarão as flutuações de preços nos mercados internacionais de commodities. O documento determinou que a partir de Sexta-feira, 22 de Abril, o…
ebenhack/AP
Na base da subida estarão flutuações de preços nos mercados internacionais de commodities, de acordo com um Despacho Conjunto dos Ministérios dos Recursos Naturais e Energia e das Finanças.
Economia

Um despacho Conjunto dos Ministérios dos recursos Naturais e Energia e das Finanças estabelece uma nova subida ao preço da gasolina e do gasóleo. Na base do aumento, segundo justifica o referido despacho, estarão as flutuações de preços nos mercados internacionais de commodities.

O documento determinou que a partir de Sexta-feira, 22 de Abril, o preço do litro do gasóleo passasse a custar 766 francos cfa (cerca de 1,16 euros) e da gasolina 760 francos cfa, aproximadamente 1,15 euros.

Antes da medida, o litro do gasóleo estava a ser vendido 665 francos cfa, (cerca de um euro) e da gasolina de 668 francos cfa.

A medida é ainda justifica com o facto de, considerando a necessidade de se fazer vigorar os acordos de concessão e tendo em conta que a estrutura dos preços dos combustíveis em vigor desde Fevereiro de 2022, o país deixou de comportar o custo real dos produtos em causa.

Desde a semana passada que a crise de combustível se agudizou na Guiné-Bissau e já levou à paragem de veículos movidos a gasolina e à especulação de preços no mercado negro.

Mais Artigos