Angola tem vindo a registar um crescente espírito empreendedor, com iniciativas e programas de apoio a start-ups e pequenas e médias empresas (PMEs) implementadas pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), segundo considera o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Cumbi Júnior.
Em entrevista à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Cumbi Júnior acrescentou ainda que o empreendedorismo no país tem sido impulsionado, sobretudo, pela Acelera Angola, Founder Institute, Unitel, LISPA – Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos do Banco Nacional de Angola.
Ressaltou igualmente que instituições financeiras e organizações internacionais como o International Finance Corporation (IFC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assim como o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
“Angola tem se esforçado para diversificar sua economia que, historicamente, dependia fortemente do petróleo. Sectores como agricultura, mineração, energia, turismo e serviços têm recebido mais atenção e investimentos”, afirmou Cumbi Júnior, dando conta que o Governo tem implementado várias reformas económicas para atrair investimentos estrangeiros e melhorar o ambiente de negócios.
Estas reformas, disse, incluem a simplificação de procedimentos burocráticos, a privatização de empresas estatais e a promoção de parcerias público-privadas.
“O desenvolvimento da infra-estrutura é crucial para o crescimento do sector privado. Angola tem investido em melhorias em estradas, portos, telecomunicações e energia para facilitar a atividade empresarial”, precisou.
Apesar do progresso, Cumbi Júnior entende que o sector privado ainda enfrenta desafios significativos, como a corrupção, instabilidade económica, dependência do petróleo, falta de acesso a financiamento e a necessidade de capacitação da força de trabalho.
ANJE discute produção nacional e fomento ao turismo em Angola
A Associação Nacional de Jovens Empresários de Angola (ANJE-Angola) promove de 23 e 24 de Agosto, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, a 5ª edição da Conferência Nacional de Jovens Empresários de Angola, denominado “Todo Sonho Tem Um Preço”.
Evento, a decorrer sob o lema “O Papel da Liderança Juvenil no Processo de Implementação dos Programas de Apoio à Produção Nacional e Fomento ao Turismo”, irá juntar empresários nacionais e estrangeiros para abordar sobre produção nacional e fomento ao turismo.
Trata-se do moçambicano Salimo Abdula, o nigeriano Adamu Abubakar, o sul-africano Prince Cedza Dlamini, o brasileiro William Oliveira de Brasil, os angolanos Wilson Ganga e Ivanilson Machado, entre outros nomes de referência no do mundo dos negócios.
O certame visa discutir as estratégias nacionais para o fomento ao turismo, incentivar a liderança juvenil na diversificação económica e social com o foco na produção, propiciar a colaboração e partilha de experiências, abordar sobre a necessidade de diversificação dos sectores pouco explorados e identificar oportunidades de mudanças face ao contexto actual.
A Associação Nacional de Jovens Empresários tenciona contribuir no crescimento e desenvolvimento do capital humano nacional como também fazer com que os seus membros representem mais de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.