HCB distribui mais de 6,5 mil milhões de Meticais de dividendos aos accionistas

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) vai distribuir, no próximo dia 23 do mês em curso, mais de 6,5 mil milhões de meticais (cerca de 100,8 milhões de dólares) de dividendos aos accionistas, em cumprimento das deliberações da Assembleia Geral Ordinária sobre a proposta de aplicação de resultados líquidos. Segundo um comunicado de imprensa a…
ebenhack/AP
Assembleia Geral de accionistas decidiu alocar 55% dos lucros obtidos pela empresa no ano passado aos dividendos, 35% às reservas de investimento e 10% aos resultados transitados.
Negócios

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) vai distribuir, no próximo dia 23 do mês em curso, mais de 6,5 mil milhões de meticais (cerca de 100,8 milhões de dólares) de dividendos aos accionistas, em cumprimento das deliberações da Assembleia Geral Ordinária sobre a proposta de aplicação de resultados líquidos.

Segundo um comunicado de imprensa a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a Assembleia Geral decidiu alocar 55% dos lucros obtidos pela empresa no ano passado aos dividendos, 35% às reservas de investimento e 10% aos resultados transitados.

Assim, grande parte dos dividendos vai para o accionista maioritário, o Estado moçambicano (cerca de 6,3 mil milhões de Meticais), enquanto a outra tranche (cerca de 297 milhões de Meticais) fica com os accionistas individuais, empresas e instituições nacionais.

Os dividendos são parte dos lucros de 13 mil milhões de Meticais (aproximadamente 201,6 milhões de dólares) alcançados pela produtora moçambicana de energia eléctrica no exercício económico do ano de 2023, findo a 31 de Dezembro.

Os accionistas poderão confirmar o recebimento dos valores nos bancos onde as suas acções devem ser canalizadas, lê-se na nota.

*Rodrigo Oliveira

Mais Artigos