Homenagem ao diplomata são-tomense Carlos Tiny

No próximo dia 18 de abril, a Fundação Calouste Gulbenkian fará uma homenagem ao ex-governante e diplomata Carlos Tiny, falecido na semana passada aos 72 anos. Marçal Grilo encabeçará a homenagem realizada online, às 19 horas locais, via Gulbenkian Connect, a rede de bolseiros da Fundação da qual Carlos Tiny também fazia parte. Recorde-se que…
ebenhack/AP
A Fundação Gulbenkian fará uma homenagem ao ex-governante que deixa um legado na área da política, da saúde e também da solidariedade.
Líderes

No próximo dia 18 de abril, a Fundação Calouste Gulbenkian fará uma homenagem ao ex-governante e diplomata Carlos Tiny, falecido na semana passada aos 72 anos.

Marçal Grilo encabeçará a homenagem realizada online, às 19 horas locais, via Gulbenkian Connect, a rede de bolseiros da Fundação da qual Carlos Tiny também fazia parte.

Recorde-se que o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, cargo que desempenhou no governo de São Tomé e Príncipe entre 2008 e 2010, era médico de formação.

Entre 1986 e 1988, foi embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, Espanha e Argélia. Antes disso, tinha já integrado o governo são-tomense como ministro da Saúde e Desporto entre 1980 e 1984 e com a pasta da Cooperação entre 1984 e 1986.

Desempenhou também funções no departamento regional de África da Organização Mundial de Saúde, organização que representou em missões a Cabo Verde e Moçambique.

Em 2001, foi candidato às eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe.

Carlos Alberto Pires Tiny fundou também a organização não governamental Fundação Mãe Santomense, que promove o acesso de crianças e jovens de famílias pobres à educação.

Com Lusa

Mais Artigos