A Hungria assinou nesta Quarta-feira um acordo com Cabo Verde para disponibilizar mais sete milhões de euros ao programa de mobilização de água para a agricultura, reforçando a cooperação bilateral entre os dois países.
“Este passo de cooperação entre Hungria e Cabo Verde é significativo, é prova da boa liderança e gestão da primeira parte do investimento que foi feito”, afirmou Ângela Moreno, presidente da empresa pública Água de Rega (AdR).
Em 2020, a Hungria iniciou uma parceria estratégica com Cabo Verde, com um financiamento inicial de 35 milhões de euros à AdR para apoiar o sector agrícola.
O novo financiamento, concedido pelo banco estatal húngaro Eximbank Hungary, será utilizado para expandir a rede de distribuição de água e melhorar as condições energéticas nas ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente, Maio e Boa Vista.
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, citado pela Lusa, apontou a importância de garantir a distribuição da água, já que, inicialmente, o projecto estava focado apenas na construção das infra-estruturas para a produção.
Além disso, explicou que a necessidade deste reforço financeiro surgiu devido ao aumento dos preços no setor da construção civil e dos equipamentos.
“Nós assistimos a isto a nível mundial, muitos orçamentos acabaram por se deteriorar justamente dado ao aumento de preços e também dos transportes”, referiu, apontando que, com o financiamento, será possível avançar com projectos que permitem transportar a água para distâncias superiores e garantir a irrigação.