A Igreja Católica no mundo está em luto. Faleceu neste Sábado, 31 de Dezembro, o Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos de idade, dias depois do seu estado clínico, que já inspirava cuidados, ter se agravado, informou o Vaticano em comunicado.
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, escreveu o Vaticano.
A partir do período da manhã de Segunda-feira, 2 de Janeiro, o corpo de Joseph Aloisius Ratzinger estará na Basílica de São Pedro para que os fiéis se possam despedir.
Há quatro dias, o Papa Francisco pediu uma “oração especial” pelo seu antecessor que estava “gravemente doente”, uma condição que já o acompanhava há vários anos.
Nos próximos dias a Igreja Católica deve divulgar o testamento de Bento XVI, entretanto, sabe-se que o Papa emérito terá pedido ao Vaticano para ser sepultado no antigo túmulo do seu próprio antecessor, o Papa João Paulo II, cujos restos mortais estão numa capela no Vaticano, ao lado da escultura ‘Pietá’, de Miguel Ângelo.
Oito anos depois de ter sido nomeado pelo Conclave de 2005, em Fevereiro de 2013 o então Papa Bento XVI anunciou que iria abdicar do cargo, justificando a decisão por motivos de saúde, tornando assim o primeiro a renunciar, desde o Papa Gregório XII, em 1415.
O seu reinado ficou marcado pela descoberta pelos escândalos de pedofilia na Igreja Católica, entretanto, foi revelado que Ratzinger tinha afastado quase 400 padres, entre 2011 e 2012, por acusações de pedofilia.
Angola, Portugal e Brasil foram os únicos países da lusofonia visitados por Bento XVI. O Papa emérito chegou a prometer que visitaria Cabo Verde, mas esta viagem nunca chegou a acontecer.