INAPEM E CMC assinam acordo para capacitar MPMEs e start-ups

O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) assinaram, recentemente, em Luanda, um protocolo de cooperação, visando promover a inclusão financeira, educação e a capacitação das pequenas e médias empresas (MPMEs), bem como incentivar o acesso a fontes alternativas de financiamento através do…
ebenhack/AP
A parceria também se empenhará na promoção de políticas inclusivas, com foco no empreendedorismo de mulheres e jovens, além de definir indicadores claros para monitorar os resultados da colaboração.
Economia

O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) assinaram, recentemente, em Luanda, um protocolo de cooperação, visando promover a inclusão financeira, educação e a capacitação das pequenas e médias empresas (MPMEs), bem como incentivar o acesso a fontes alternativas de financiamento através do mercado de capitais.

O documento estabelece um quadro de cooperação que inclui acções conjuntas de sensibilização, formação, mentoria e desenvolvimento de conteúdos que capacitem as MPMEs e startups a acederem a instrumentos financeiros inovadores.

A parceria também se empenhará na promoção de políticas inclusivas, com foco no empreendedorismo de mulheres e jovens, além de definir indicadores claros para monitorar os resultados da colaboração.

O protocolo é celebrado por tempo indeterminado e estabelece que a execução das acções será acompanhada por relatórios semestrais, com a possibilidade de revisão e ajustes conforme necessário.

Durante o acto, o presidente do conselho de administração da CMC, Elmer Serrão, afirmou que a assinatura deste protocolo de cooperação representa não apenas uma aliança estratégica entre duas entidades, mas também um compromisso conjunto em promover a inclusão financeira.

Já o presidente do conselho de administração do INAPEM, Bráulio Augusto, referiu que o acordo vai fortalecer o ambiente de negócios e criar oportunidades para as empresas, através de acesso mais facilitado a financiamentos e recursos.

“A parceria é um marco no caminho para garantir que as MPME possam se expandir, inovar e gerar mais empregos, impactando positivamente a economia nacional”, acrescentou.

Bráulio Augusto assegurou ainda que com este acordo, o INAPEM dá um passo importante para proporcionar às MPME as ferramentas e o suporte necessários para crescerem de forma sustentável, melhorando sua competitividade e contribuindo para o desenvolvimento económico de Angola.

Mais Artigos