A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), em Portugal, irá apoiar a Guiné-Bissau na criação de uma escola de turismo na ilha de Bolama, com o objectivo de impulsionar a economia do país, anunciou o ministro da Educação guineense, Henri Mané.
Durante a cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza esta parceria, realizada em Bissau, o ministro destacou a importância estratégica da futura escola de turismo, situada em Bolama, para aproveitar as vantagens das ilhas Bijagós, conhecidas pela sua beleza natural e vida exótica.
Henri Mané sublinhou a relevância da educação como base para o desenvolvimento e salientou que o turismo pode ser um impulsionador crucial da economia guineense.
Por sua vez, Carlos Brandão, PCA da ESHTE, presente na cerimónia, revelou que a escola de turismo poderá começar a funcionar num prazo de um ano, após a formalização da candidatura e do processo de criação.
“O nosso objectivo é dotar a Guiné-Bissau de um estabelecimento de ensino superior dedicado ao turismo, um setor de grande amplitude”, afirmou Carlos Brandão, ressaltando que, tal como aconteceu em Portugal, o turismo também pode impulsionar o crescimento económico do país africano.