O Governo do Japão formaliza nesta Segunda-feira (16) a entrega de quase 1.500 toneladas de arroz a Cabo Verde, no valor de 1,8 milhões de euros, para aumentar a disponibilidade no mercado e minimizar riscos para a segurança alimentar.
De acordo com a informação do Governo cabo-verdiano, a cerimónia oficial decorreu na Praia, na presença do ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, tendo o arroz sido descarregado nos últimos dias no porto da capital cabo-verdiana, incluindo duas variedades, de origem japonesa e tailandesa.
“A ajuda alimentar japonesa vem respondendo aos desafios do país, relativamente à questão da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais no mercado cabo-verdiano, minimizando os riscos previsíveis para o bem-estar da população”, afirma o Governo cabo-verdiano.
Segundo a Lusa, o carregamento, de 1.455 toneladas de arroz, chegou à Praia em 08 de Janeiro, sendo referente ao ano fiscal de 2021, avaliado em 1,8 milhões de euros.
O arroz será agora comercializado pelas empresas vencedoras do concurso para a sua alienação em todo o território nacional, com os dividendos a seguirem para um fundo de contrapartida que visa financiar projectos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar e disponibilidade de água, “com impacto na melhoria das condições de vida dos cidadãos”, informou o Governo cabo-verdiano.