O Presidente da República de Angola, João Lourenço, encontra-se desde Sábado último, em Washington, onde começou nesta Segunda-feira, 12, uma jornada de trabalho de quatro dias, cujo ponto mais alto será a participação na Cimeira EUA-África.
Na cimeira, convocada pelo homólogo norte-americano, Joe Biden, João Lourenço será um dos dez líderes a discursar, dos 51 que marcarão presença.
A FORBES sabe que da agenda do presidente angolano constam audiências com figuras da administração americana, entre elas os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros, do Comércio e da Defesa.
Para esta Segunda-feira, o Chefe de Estado angolano, tem previsto já um encontro com a administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, principal responsável norte-americano pela administração da ajuda estrangeira civil e assistência ao desenvolvimento.
Com um orçamento de mais de 27 biliões de dólares, a USAID é uma das maiores agências de ajuda oficial do mundo, e responde por mais da metade de toda a ajuda externa dos EUA. Trata-se de uma organização que conduz a política externa deste país, através da promoção do progresso humano em larga escala e da expansão de sociedades livres e estáveis.
A agenda do Chefe de Estado angolano reserva, igualmente, a participação num Fórum de Negócios, na Quarta-feira 14, em que deverá intervir num dos painéis. Além de João Lourenço, o evento deverá contar com a participação do Presidente do Senegal e actual presidente da União Africana, Macky Sall.
Na mesma sessão, devem intervir o Presidente e PCA do Corporate Council on Africa, Florizelle Liser, o presidente e PCA da Câmara de Comércio dos EUA, Suzanne Clark, e a Secretária do Comércio, Gina Raimundo. Espera-se, igualmente, pela intervenção dos Presidentes do Quénia, de Marrocos, da Argélia, do Burundi, da Côte d’Ivoire, da Namíbia e do Togo, assim como do Presidente anfitrião, Joe Biden, que pronunciará o discurso de encerramento do Fórum de Negócios.
Constam dos temas a abordar neste evento, entre outros, “Traçando o Percurso: o Futuro das Relações Comerciais e de Investimento entre os EUA e África”, “Construindo um Futuro Sustentável: Parcerias para Financiar Infraestruturas Africanas e a Transição Energética”. De igual modo, o Fórum de Negócios vai abordar sobre os temas “Expandir o Agronegócio: Parcerias para Reforçar a Segurança Alimentar e a Cadeia de Valores”, e “Avançar a Conectividade Digital: Parcerias para Permitir um Crescimento através da Tecnologia”.