João Spencer assume liderança da Electra e passa a comandar todo o sector eléctrico de Cabo Verde

A Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) anunciou que João Spencer, ex-administrador da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac), foi eleito presidente do conselho de administração da Electra, a empresa pública responsável pelo sistema eléctrico nacional. De acordo com o comunicado da EDEC, Spencer passa agora a liderar todo o sector eléctrico…
ebenhack/AP
Com uma nova equipa executiva, a Electra prepara-se para reforçar a eficiência e acelerar a transformação energética em Cabo Verde.
Líderes

A Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) anunciou que João Spencer, ex-administrador da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac), foi eleito presidente do conselho de administração da Electra, a empresa pública responsável pelo sistema eléctrico nacional.

De acordo com o comunicado da EDEC, Spencer passa agora a liderar todo o sector eléctrico cabo-verdiano, que integra a EDEC (distribuição), a EPEC (produção) e a ONSEC (operador do sistema).

A escolha, segundo a Lusa, foi formalizada na assembleia-geral de accionistas realizada na Segunda-feira, 8, durante a qual foram igualmente designados os restantes membros da nova equipa de administração.

Com larga experiência na gestão pública e presença recente na esfera política — tendo sido candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal da Boa Vista nas autárquicas de 2024 — João Spencer sucede a Luís Teixeira, engenheiro que havia sido reconduzido em Outubro do último ano para um mandato de três anos.

A nova administração integra ainda os engenheiros Osvaldino Lopes, Arikson Santana e Nadine Rocha como administradores executivos, bem como Delmira Veiga, também administradora executiva. Gilda Martins foi eleita suplente. A recomposição da liderança ocorre num momento em que Cabo Verde enfrenta desafios estruturais no sector da energia, incluindo a modernização da rede, a eficiência operacional e o reforço da produção sustentável.

Mais Artigos