José Eduardo dos Santos será enterrado em Angola

O Governo de Angola anunciou que os restos mortais do antigo presidente da república de Angola, falecido no passado dia 8 de Julho em Barcelona, Reino da Espanha, onde passou maior parte do tempo nos últimos anos, chegam na tarde deste Sábado, 20, a Luanda. A comissão para a organização da cerimónia fúnebre adianta que…
ebenhack/AP
Funeral de José Eduardo dos Santos, que liderou Angola durante 38 anos, acontece em Luanda, em data a anunciar, provavelmente depois das eleições gerais do próximo dia 24.
Líderes

O Governo de Angola anunciou que os restos mortais do antigo presidente da república de Angola, falecido no passado dia 8 de Julho em Barcelona, Reino da Espanha, onde passou maior parte do tempo nos últimos anos, chegam na tarde deste Sábado, 20, a Luanda.

A comissão para a organização da cerimónia fúnebre adianta que o Executivo angolano garante que a data e o programa das exéquias do ex-presidente de Angola serão oportunamente comunicados.

Recorde-se que o tribunal espanhol decidiu-se pela atribuição do cadáver à esposa do ex-presidente, Ana Paula dos Santos, depois da autópsia a que foi submetido o cadáver ter concluído definitivamente que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais, tendo esta autorizado a transladação do corpo do marido para Angola.

A trasladação do corpo do antigo chefe de Estado angolano ocorre em pleno período de campanha para as eleições, onde o actual presidente, João Lourenço, que sucedeu a José Eduardo dos Santos em 2017, procura a manutenção no poder.

José Eduardo dos Santos (1942-2022) foi Presidente da República de Angola durante 38 anos (cargo que exerceu desde 21 de Setembro de 1979 até 26 de Setembro de 2017), chefe do Governo e Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA). Dirigiu o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), o partido no poder em Angola desde a independência do país, em 11 de Novembro de 1975.

Mais Artigos