A Comissão Europeia e a One Young World seleccionaram o angolano Nicolau Miguel como um dos Embaixadores da Paz para participar, este ano, da One Young World Summit, evento mundial que terá lugar entre os dias 22 e 25 deste mês em Munique (Alemanha).
“Pretendo fazer o que tenho feito nos últimos tempos: engajar-me na promoção da juventude africana”, afirma à FORBES o angolano de 29 anos, símbolo da liderança jovem africana.
A anual cimeira One Young World Summit é um evento que reúne jovens líderes de empresas, universidades e organizações promissoras. Este ano o evento é promovido pela One Young World, onde dois mil jovens líderes de mais de 190 países vão discutir sobre problemas económicos, sociais e políticos.
Questionado sobre a responsabilidade de representar os jovens africanos, em particular os angolanos, Nicolau Miguel diz que o sentimento é de “bastante satisfação”. Para o jovem líder, estar vinculado a esta iniciativa é “um privilégio e muita honra”, que considera ser também “uma responsabilidade de Estado”.
“Vejo nessas ocasiões a oportunidade de elevar o bom nome da juventude africana, particularmente a angolana. É sempre uma oportunidade de fazer o branding de Angola e dar possibilidades de os jovens estrangeiros conhecerem, de viva voz, a história angolana por um angolano que faz sempre abordagens em linha com as questões da Agenda 2063, da União Africana, e 2030, das Nações Unidas”, descreve.
No mercado de trabalho há oito anos, tendo até 2017 desempenhado o cargo de especialista para mobilidade internacional na empresa do sector de petróleo e gás em Angola, a Petromar. Entre 2018 a 2019 foi consultor de responsabilidade social corporativa no Grupo Castel Angola. Desde Maio de 2020, Nicolau Miguel trabalha como assessor de programa no Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comissão da União Africana.
Licenciado em Gestão de Empresas pela Atlantic International University, nos EUA, Nicolau Miguel possui também uma especialização em Negócios e Desenvolvimento de Empreendedorismo pela Universidade da África do Sul, em Pretoria.
O jovem natural de Luanda, trabalha também, desde 2015 à data, de forma remota, como Relações Públicas da consultora alemã InnoVision-Concepts GmbH. Em 2019, participou dos programas Mandela Washington Fellowship nos EUA, tendo feito o curso de Administração Pública, na Escola de Assuntos Públicos e Internacionais. Participou igualmente do Programa Presidencial de Liderança, no Egipto, iniciativa de Abdel Fattah el-Sisi, Presidente da República do Egipto.
A Comissão Europeia é uma instituição independente e órgão executivo da União Europeia responsável pela elaboração de propostas de actos legislativos europeus e pela execução das decisões do Parlamento Europeu e do Conselho da UE.



