Os três jovens vencedores do primeiro concurso de Escrita Criativa – Dia Mundial da Língua Portuguesa, de Cabo Verde, Timor-Leste e Portugal, apelaram à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para dar continuidade à iniciação.
Elisiane Cabral, de Cabo Verde, que conquistou o primeiro lugar, destacou na cerimónia de entrega dos prémios, no âmbito do Conselho de Ministros da CPLP, em São Tomé, a importância da continuidade do concurso e encorajou outros alunos a participar, afirmando que ” esta é uma experiência muito boa
Na segunda ocasião, Zelia Marçal, de Timor-Leste, também presente na cerimónia, agradeceu ao secretariado da CPLP pela oportunidade de partilhar as suas ideias, reforçando o valor da iniciativa.
Leonardo Pereira, de Portugal, que ficou em terceiro lugar, foi o primeiro a pedir a continuidade do concurso, agradecendo a oportunidade e expressando o desejo de que outros jovens também possam se beneficiar
Os três vencedores do concurso, que contam com a participação de 131 trabalhos, receberam prémios em cheques no valor de 1.500, 900 e 600 euros, respetivamente.
“Envolver os jovens é muito importante. Temos que ter mais iniciativas”, defendeu o secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, em declarações à Lusa no final da cerimónia.
A continuidade da iniciativa dependerá do próximo secretário-executivo, mas Zacarias da Costa manifestou essa vontade, afirmando: “Queremos com esta iniciativa estimular não só a criatividade e o pensamento crítico dos jovens, mas também suscitar uma reflexão sobre o papel que pode ter na construção de um futuro sustentável para a CPLP e, ao mesmo tempo, fortalecer o compromisso da organização com a promoção da educação, da cultura e da Língua Portuguesa como elo de ligação e de amizade além fronteiras
O concurso de escrita criativa, realizado no quadro da Rede de Escolas Amigas da CPLP, teve nesta primeira edição o tema “Juventude e Sustentabilidade para o Futuro da CPLP”.