Kassai Capital lança novo fundo de capital de risco Alpha 1 em Angola

A Kassai Capital, gestora de activos sediada em Angola, reforçou a sua participação no setor do capital de risco com o lançamento do fundo Alpha 1, aprovado pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) esta quarta-feira. A sociedade criada pela Gemcorp Capital em 2024 alarga assim o seu portefólio de veículos de investimento, já constituído…
ebenhack/AP
“Com a aprovação do Alpha 1 iremos investir, mais uma vez, em projetos inovadores e que farão a diferença no desenvolvimento do nosso mercado”, comentou o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Kassai, Walter Pacheco, nas redes sociais.
Economia

A Kassai Capital, gestora de activos sediada em Angola, reforçou a sua participação no setor do capital de risco com o lançamento do fundo Alpha 1, aprovado pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) esta quarta-feira.

A sociedade criada pela Gemcorp Capital em 2024 alarga assim o seu portefólio de veículos de investimento, já constituído pelo Fénix, um fundo de capital de risco fechado através do qual adquiriu 70% do capital social do Banco de Negócios Internacional (BNI), e pelo Kassai Curto Prazo, um fundo especial de investimento em valores mobiliários aberto (FEIVMA) lançado em novembro de 2025 com um valor inicial de 19 mil milhões de kwanzas.

“Com a aprovação do Alpha 1 iremos investir, mais uma vez, em projetos inovadores e que farão a diferença no desenvolvimento do nosso mercado”, comentou o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Kassai, Walter Pacheco, nas redes sociais.

A propósito do registo aprovado pelo regulador, a Kassai sublinha que o novo veículo reforça a sua presença “de forma estruturada no segmento de capital de risco, consolidando a capacidade de mobilizar capital para participações societárias, instrumentos financeiros e soluções de financiamento estratégico”.

“O Alpha 1 materializa a nossa estratégia de desenvolver instrumentos regulados que promovam a alocação eficiente de recursos, apoiem o crescimento empresarial e contribuam ativamente para a maturidade do mercado de capitais angolano”, lê-se numa publicação feita pela sociedade gestora.

O lançamento da Kassai Capital SGOIC foi anunciado pela Gemcorp, sediada em Londres, no dia 12 de fevereiro de 2025, com o objetivo de mobilizar recursos nacionais e internacionais para a financiar o forte crescimento da economia angolana.

A formalização da capitalização do BNI pela Kassai em 50 mil milhões de kwanzas (à volta de 54,1 milhões de dólares) aconteceu em novembro do ano passado, num evento oficial de apresentação da sociedade gestora. O BNI Europa, detido pelo BNI Angola, continua à venda, após várias tentativas frustradas.

Mais Artigos