A Petrofund, primeira Sociedade de Investimento de Capital de Risco angolana, foi lançada em Luanda, e anunciou uma linha de financiamento de 320 milhões de dólares provenientes de um investidor norte-americano.
Num comunicado de imprensa a Petrofund revelou que o investidor dos Estados Unidos da América, Jaha Cummins, assinou um acordo para disponibilizar anualmente os 320 milhões de dólares para os clientes da Petrofund, numa iniciativa que visa fornecer alternativas de financiamento para empresas angolanas que operam na indústria petrolífera, oferecendo apoio tanto para serviços como para fornecimento de bens e equipamentos.
A sociedade de capital de risco angolana, registada pela Comissão de Mercado de Capitais (CMC), tem como objectivo principal proporcionar alternativas de financiamento além do crédito bancário para empresas do sector mineral e outros. Além do investimento norte-americano, a Petrofund conta com o apoio de vários investidores nacionais e internacionais.
O presidente do Conselho de Administração da Petrofund, Vicente Inácio, citado no comunicado, destacou a intenção da sociedade de se posicionar como “um aliado forte” para fortalecer as empresas angolanas no sector de petróleo e gás. Além disso, Inácio destacou o compromisso da Petrofund em contribuir para a diversificação da economia, financiando empresas também fora do sector petrolífero.
“Com este lançamento, a Petrofund demonstra-se como um agente promissor no impulsionamento do investimento e desenvolvimento empresarial em Angola, abrindo novas oportunidades para o crescimento económico do país”, conclui a nota de imprensa enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.