A língua portuguesa deve ser entendida como instrumento de promoção da sustentabilidade ambiental e de inclusão científica, disse esta Segunda-feira, 05, a secretária de Estado para as Relações Exteriores de Angola, Esmeralda da Silva Mendonça.
Segundo a Secretária de Estado para as Relações Exteriores que falava na cerimónia de abertura da 6ª edição da Semana da Língua Portuguesa, sob o lema “Língua Portuguesa: Um Oceano de Culturas, um Mundo de Possibilidades”, celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa representa uma oportunidade para enaltecer a riqueza e diversidade do idioma, bem como o seu papel no fomento da ciência, da cultura e do desenvolvimento sustentável.
Esmeralda da Silva Mendonça sublinhou o compromisso dos países lusófonos com a investigação científica, a cultura oceânica e a formulação de políticas públicas orientadas para a preservação dos oceanos.
Entretanto, destacou a pertinência do lema escolhido para esta edição, o qual se alinha à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).
Por esta razão, afirmou que a iniciativa visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os Estados-Membros da CPLP, além de celebrar a diversidade cultural e linguística do espaço lusófono.