Livro de Mia Couto entre os 100 romances africanos mais notáveis de 2023

O livro “O Bebedor de Horizontes” do escritor moçambicano Mia Couto está entre os 100 romances de autores africanos mais notáveis publicados em língua inglesa durante o ano de 2023, numa seleccão feita pela Brittle Paper, uma revista online especializada na literatura africana. De acordo com um comunicado de imprensa da Fundação Fernando Leite Couto,…
ebenhack/AP
O romance “O Bebedor de Horizontes” é o último volume da trilogia “As Areias do Imperador” que, no ano passado, recebeu o prestigiado prémio internacional Jan Michalski.
Economia

O livro “O Bebedor de Horizontes” do escritor moçambicano Mia Couto está entre os 100 romances de autores africanos mais notáveis publicados em língua inglesa durante o ano de 2023, numa seleccão feita pela Brittle Paper, uma revista online especializada na literatura africana.

De acordo com um comunicado de imprensa da Fundação Fernando Leite Couto, consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, a versão inglesa de “Bebedor de Horizontes” foi publicada em Fevereiro do corrente ano pela editora norte-americana Farrar Strauss and Giroux. O romance é o último volume da trilogia “As Areias do Imperador” que, no ano passado, recebeu o prestigiado prémio internacional Jan Michalski.

Em entrevista a um jornal local, Mia Couto explicou que “Bebedor de Horizontes” é uma espécie de tragédia pessoal de um homem que, de repente, está a sofrer uma deportação num exílio, numa terrível solidão – por isso, ele é um bebedor de horizontes, porque o limite da sua paisagem é um horizonte, sempre igual, do mar.

Mia Couto já foi laureado com outros prémios, entre eles, os prestigiados Prémio Camões e o Prémio de Literatura José Craveirinha.

Sobre a Brittle Paper, o comunicado da Fundação Fernando Leite Couto diz que foi celebrada pelo New York Times como uma plataforma mundial para a divulgação de escritores africanos, nos últimos vinte anos. A Revista, acrescenta a nota, é dirigida pela académica nigeriana, Ainehi Edoro, professora de literatura na Universidade de Winscosin-Madison’s, nos Estados Unidos da América.

*Rodrigo Oliveira

Mais Artigos