O magnata e presidente do grupo Dangote Industries e o homem mais rico de África, Aliko Dangote, chegou esta Terça-feira à Luanda para uma visita de algumas horas, para oficializar a abertura da subsidiária da empresa em Angola, segundo a Embaixada da República de Angola na Nigéria.
“O empresário e os seus executivos querem formalizar a sua participação na construção da Refinaria do Lobito, no quadro dos investimentos do Corredor do Lobito, a aquisição directa e exploração de Blocos de Petróleo no onshore e offshore angolanos, bem como a aquisição ou gestão de fábricas de cimento”, confirma a embaixada. .
Aliko Dangote foi recebido em audiência pelo Presidente angolano, João Lourenço, e manterá encontros de trabalho com entidades ministeriais, a Sonangol, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e presidentes de institutos públicos.
O primeiro passo do multimilionário nigeriano é a abertura de uma subsidiária do grupo Dangote Industries em Angola para conformar as suas intensões de investimentos em vários segmentos.
No seu recente encontro com embaixador José Bamóquina Zau para acertar a Agenda de Luanda, Aliko Dangote abriu as mãos e o coração.
“Agradeço a atenção de Sua Excelência João Lourenço nesta fase em que a África deve estar cada vez mais unida com os seus filhos”, exprimiu o multimilionário para mais adiante observar, “É verdade que o quadro em Angola mudou bastante, pois temos boas notícias de amigos que lá vão e isto anima a minha satisfação e vontade de investir”, concluiu.
Conheça o empresário Dangote
Aliko Dangote, de 67 anos de idade, é o primeiro homem a construir uma refinaria privada na Nigéria. É o indivíduo mais rico de África e o 211º do mundo. O seu património líquido está calculado em cerca de 27 mil milhões de dólares (índice Bloomberg Billionaires).
Em 1977, Dangote estabeleceu-se como uma pequena empresa comercial em Kano e depois na cidade e Lagos. De um empréstimo de ₦500.000 (Nairas) do seu tio, Dangote construiu um dos maiores conglomerados de África, com operações internacionais no Benim, Togo, Ghana, Gabão, Congo, RDC, África do Sul, Zâmbia, Camarões, Etiópia, Tanzânia e agora Angola.
Com 11 mil empregados na África Ocidental, o grupo Dangote deixou de ser uma empresa comercial para se tornar no maior grupo industrial da Nigéria, abrangendo divisões como a Refinaria de Açúcar Dangote, Cimento Dangote e Farinha Dangote.
O grupo domina o mercado do açúcar na Nigéria e o negócio de refinaria. As suas empresas de refrigerantes, cervejarias e confeitarias cobrem perto de 70% do mercado. Tem outros grandes investimentos em imobiliária, banca, transportes, têxteis e na agro-indústria.
Em 2022, Dangote concluiu a montagem da fábrica Peugeot Nigéria, após uma parceria com o Grupo Stellantis. A nova empresa automóvel, a fábrica Dangote Peugeot Automobiles Nigeria Limited (DPAN), com sede em Kaduna, iniciou as suas operações com o lançamento do Peugeot 301, 508, 3008, 5008 e Landtrek.