Manuel Homem assume Ministério do Interior

O Presidente de Angola, João Lourenço, empossou Manuel Homem como novo ministro do Interior, destacando a importância de nomear um civil para a cargo, o que quebra uma tradição. João Lourenço enfatizou que a força não reside na farda, mas na inteligência e na determinação. “Entendemos quebrar algo que tem que sido tradição, ao nomearmos…
ebenhack/AP
Manuel Homem assume o cargo de ministro do Interior de Angola, numa cerimónia presidida por João Lourenço, que sublinhou a relevância da inteligência na liderança da pasta.
Líderes

O Presidente de Angola, João Lourenço, empossou Manuel Homem como novo ministro do Interior, destacando a importância de nomear um civil para a cargo, o que quebra uma tradição. João Lourenço enfatizou que a força não reside na farda, mas na inteligência e na determinação.

“Entendemos quebrar algo que tem que sido tradição, ao nomearmos um ministro do Interior civil, mas gostaria de lhe pedir que não tivesse medo da farda. A farda não faz mal a ninguém, não é na farda onde está a força, a força está na inteligência, na determinação dos homens”, referiu o Presidente angolano, ao empossar o novo ministro do Interior.

Manuel Homem, que deixou o cargo de governador de Luanda, comprometeu-se a realizar um diagnóstico do Ministério do Interior, focando em áreas como o combate à criminalidade e à melhoria da segurança pública. O novo ministro planeia também investir na capacitação de recursos humanos e dar atenção ao contrabando de combustível e à apropriação ilegal de riquezas do país.

A exoneração de Eugénio Laborinho, que ocupava a carga anteriormente, foi anunciada na Quinta-feira, e uma nova liderança surge num contexto de preocupação crescente com a segurança e o contrabando em Angola. João Lourenço reiterou a necessidade de uma “cruzada nacional contra estes tipos de crime” para proteger os recursos do país.

Mais Artigos