O Índice de Preços dos Materiais de Construção (IPMC) apresentou um aumento de 2,2% em Fevereiro de 2024 em relação ao mês de Janeiro de 2024, como mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística a que FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
Os dados do IPMC indicam ainda que o item “cimentos e aglomerantes”, com aumento de 5,9%, foi o que registou maior variação mensal, seguido do item “madeira e contraplacado”, que registou uma variação de 4% de Janeiro para Fevereiro, sendo que o pódio fica completo com o item “outros produtos sintéticos”, que registou uma variação de 2,5%.
Se estendermos o olhar para uma análise comparativa ao mesmo período do ano passado, percebemos que os itens “cimento e aglomerantes”, com 41,6% foram os que registaram maiores aumentos nos preços, seguido pelo item “Madeira e Contraplacado” com 20,7%, “betão pronto” com 18,9% e o “Aço” com 18,3%, como mostram os dados.
No conto geral, os preços dos materiais de construção, registam aumentos constantes desde 2022 para cá, como deixam mesmo perceber os dados do Instituto Nacional de Estatística.