Uma equipa médica composta por especialistas turcos está na Guiné-Bissau para oferecer consultas gratuitas à população durante cinco dias, por iniciativa do Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló.
Califa Soares Cassamá, director de gabinete de Umaro Sissoco Embaló, anunciou que a equipa turca, composta por seis especialistas em medicina interna, urologia, ginecologia, oftalmologia, epidemiologia e pediatria, começou a realizar consultas. Além disso, três estudantes guineenses, que frequentam universidades na Turquia, estão auxiliar na tradução.
As consultas estão a ser realizadas no Hospital Militar Principal e no Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, e está prevista uma deslocação futura da equipa para as regiões do interior do país.
Califa Cassamá apelou aos guineenses para aproveitarem esta oportunidade e comparecerem nas consultas, onde também poderão receber medicamentos essenciais gratuitamente.
Segundo a Lusa, os médicos turcos fazem parte de uma organização dedicada à prestação de serviços de saúde em países islâmicos. Além das consultas médicas, esta organização está a construir infraestruturas sociais na Guiné-Bissau, incluindo uma escola, um centro de saúde e uma mesquita, no centro da capital.