Miguel Carneiro vai liderar a implementação do Plano Estratégico da TAAG

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola aprovou um conjunto de alterações na sua estrutura de governação e liderança executiva, numa decisão que visa reforçar a capacidade de execução do Plano Estratégico 2024–2027 e acelerar o processo de transformação em curso. As deliberações foram aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral, sob tutela do Ministério dos…
ebenhack/AP
O gestor que já integrava a comissão executiva, passa agora a acumular a função de Chief Transformation Officer (CTO), com poderes delegados para liderar os programas de transformação da companhia. 
Líderes

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola aprovou um conjunto de alterações na sua estrutura de governação e liderança executiva, numa decisão que visa reforçar a capacidade de execução do Plano Estratégico 2024–2027 e acelerar o processo de transformação em curso. As deliberações foram aprovadas por unanimidade em Assembleia Geral, sob tutela do Ministério dos Transportes.

No âmbito das mudanças, cessaram funções no Conselho de Administração Maria Manuela Resende da Costa Pardal, até então administradora executiva responsável pelas áreas de Infraestruturas, Cadeia de Suprimentos e Serviços, e Misayely Celestino Isaac Abias, administrador não executivo.

Para assegurar continuidade na gestão e maior foco operacional, os acionistas deliberaram a nomeação de Misayely Celestino Isaac Abias como Administrador Executivo para a área de Manutenção e Engenharia. Manuel Tavares de Almeida assume funções como Administrador Não Executivo.

Uma das decisões com maior impacto estratégico é a ampliação das responsabilidades de Jaime Miguel Ferreira Carneiro, que já integrava a comissão executiva como administrador responsável pela área Comercial. O gestor passa agora a acumular a função de Chief Transformation Officer (CTO), com poderes delegados para liderar a implementação do Plano Estratégico e dos programas de transformação da companhia, nos termos a definir pelo Conselho de Administração. A medida sinaliza um envolvimento mais direto da liderança de topo na execução das reformas estruturais consideradas críticas para a competitividade da transportadora.

Ao nível da governação societária, registaram-se igualmente alterações na Mesa da Assembleia Geral, na sequência da caducidade dos mandatos. Cristóvão Domingos Francisco da Cunha foi designado Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Hortêncio Elias Trancredo da Cruz Sanumbute assume como Vice-Presidente e Bruno Renato Custódio e Silva Inglês como Secretário.

Na Comissão de Remunerações, cessou funções Ednilson Ricardo Ferreira Leite de Sousa, tendo sido nomeada Maria Auxiliadora Fragoso Pascoal Ramiro para a presidência deste órgão.

Segundo o Ministério dos Transportes, as decisões refletem a intenção dos accionistas de reforçar a estabilidade institucional, a boa governação e a capacidade de execução da TAAG, criando as condições necessárias para consolidar o processo de transformação e assegurar um crescimento sustentável no médio prazo.

Com a manutenção dos restantes membros do Conselho de Administração, a companhia aérea nacional entra numa nova fase da sua estratégia, apostando numa liderança reforçada e numa governação mais alinhada com os desafios operacionais, financeiros e competitivos do setor da aviação em África.

Mais Artigos