O Ministério das Finanças (MINFIN) de Angola avançou nesta Terça-feira que pretende realizar uma nova emissão de títulos do Tesouro Nacional em Moeda Externa, no âmbito da estratégia de fomento do mercado de títulos públicos
À semelhança da operação que encerrou no passado dia 26 de Junho do ano em curso e que permitiu encaixar 156,75 milhões de dólares, a captação em apreço será efectuada no formato de Bookbuilding, nas maturidades de 7 e 10 anos, com vencimentos em Fevereiro e Setembro de 2031 e em Junho e Janeiro de 2034.
Segundo uma nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, no que concerne à rentabilidade dos instrumentos oferecidos, o leilão realizado será de quantidades, pelo que os títulos serão emitidos considerando a taxa da primeira emissão realizada.
“Os títulos a emitir pagarão cupões numa base semestral”, diz o Ministério das Finanças, explicando que a operação é aberta a todos os interessados e será concluída no próximo dia 16 de Agosto de 2024.
Mas para efeitos de subscrição, deverão contactar qualquer instituição financeira habilitada a operar no mercado de valores mobiliários local, nomeadamente, bancos, sociedades distribuidoras e corretoras.
No entanto, a presente emissão é destinada à captação de recursos em moeda externa e em moeda nacional, sendo elegíveis como meio de pagamento todos os instrumentos considerados líquidos de acordo com a definição do Banco Nacional de Angola (BNA).