Moçambique aposta em crescimento de 26,6% no tráfego ferroviário em 2025

O Governo moçambicano prevê um crescimento no tráfego de 26,6% este ano e está a adquirir novos vagões para reforçar o transporte ferroviário no país. Segundo a proposta de Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2025, que está a ser analisado nas comissões especializadas da Assembleia da República, em Maputo, a previsão…
ebenhack/AP
Segundo a proposta de Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2025, a previsão de crescimento no tráfego é justificada “pelo aumento do fluxo de passageiros”.
Economia

O Governo moçambicano prevê um crescimento no tráfego de 26,6% este ano e está a adquirir novos vagões para reforçar o transporte ferroviário no país.

Segundo a proposta de Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2025, que está a ser analisado nas comissões especializadas da Assembleia da República, em Maputo, a previsão de crescimento no tráfego é justificada “pelo aumento do fluxo de passageiros, ligado aos investimentos feitos na aquisição de mais de 750 vagões”.

Esse crescimento, refere o documento governamental, é ainda justificado “pela expectativa de incremento do tráfego de mercadorias, em 2025, com o funcionamento em pleno das linhas férreas reabilitadas e expandidas de Ressano Garcia (via dupla), Matola Gare-Moamba e Machipanda, que vão permitir ligações entre os Portos do Sul e Centro, garantindo assim, maior capacidade e resposta da procura de transporte de carga ferroviária”.

O Governo moçambicano, diz a Lusa, avançou no final de Abril que pretende investir mais de 190 milhões de euros até 2030 na duplicação de linhas ferroviárias, aquisição de carruagens, locomotivas e vagões para reforçar a capacidade de transporte de passageiros e de mercadorias.

Ao inaugurar três novas locomotivas, em Maputo, no dia 26 de Abril, o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe disse que, no sistema ferroviário sul e centro, sob gestão directa da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), “planificamos investir cerca de 193,3 milhões de euros no período 2025-2030 na implementação de projectos estratégicos”.

O governante adiantou que o executivo quer investir o dinheiro na conclusão da duplicação dos restantes 25 quilómetros da linha férrea Ressano Garcia em Maputo, que liga Moçambique e África do Sul, e também na aquisição de mais de 30 carruagens cujo objectivo é reforçar a capacidade de transporte de passageiros.

 

Mais Artigos